Talvez você devesse medir menos esforços na captação de novos clientes e se atentar mais aos que você já tem. Ficou surpreso? Pois um novo cliente pode custar 5x mais do que a retenção dos atuais! Muitas empresas investem grande capital em propagandas e estratégias de marketing na esperança de atrair o público e se esquecem que o principal é dedicar-se à qualidade nos relacionamentos e à satisfação do seu segurado. Por isso, neste artigo você conhecerá as funcionalidades do SeguroLink que tornam a rotina no mercado de seguros mais dinâmica e ágil, e dicas valiosas para obter relevância em relação aos clientes que você possui. Acompanhe:
O EQUILÍBRIO ENTRE ATRAÇÃO E RETENÇÃO
A dedicação em conquistar novos clientes não deve ser desproporcional ao tratamento esmerado direcionado aos clientes antigos. Aplicar desmedidamente investimentos em marketing, produzir propagandas atrativas e inovar em ferramentas é uma estratégia arriscada se a empresa não tem em seu planejamento uma política de retenção. Lembre-se: uma empresa não atinge o sucesso compondo-se exclusivamente de clientes novos, e sim da fidelização, nutrição e satisfação de clientes antigos.
Muitas empresas negligenciam a retenção de clientes, preocupando-se apenas com a atração – porém é o equilíbrio entre estas duas ações que elevam a empresa a um status de relevância no mercado. Como numa grande máquina, as engrenagens devem funcionar de maneira coesa e em harmonia. Não adianta em nada conquistar um cliente se, depois de atraído, ele se sentirá abandonado dentro da empresa, certo?
É por isso que o equilíbro entre atração e retenção deve estar claro na mente de todo empresário de sucesso. É este equilíbrio que conduzirá a organização ao progresso e à satisfação tanto pessoal quanto financeira dos clientes e dos colaboradores. Com as corretoras, não é diferente.
COMO RETER E FIDELIZAR CLIENTES?
Existem algumas dicas valiosas para reter e fidelizar clientes às quais as corretoras devem se atentar para desempenhar seu papel com excelência. É preciso priorizar o atendimento de qualidade e ter em mente que a porta de entrada para o sucesso é o cliente se sentir bem acolhido na hora em que encontra o serviço buscado.
Conhecer o cliente é fundamental – no momento da atração e da captação, o relacionamento entre empresa-cliente é superficial. É na retenção, porém, que a corretora de seguros conhecerá plenamente o segurado e saberá exatamente do que ele gosta, para estabelecer uma relação de confiança, garantindo assim novas compras, novas oportunidades e, se você fizer tudo certinho, novos clientes – afinal, o melhor marketing é a indicação de alguém que aprovou os serviços da sua corretora.
Tenha empatia com as dores de seus clientes – eles foram até você por um motivo e se você não tratar estes motivos com respeito, de nada adiantará ter se esforçado para atrair seu público, pois ele encontrará outra seguradora que o faça. Para fidelizar seus clientes, o dono da corretora e o próprio corretor deverão exercer a habilidade de se colocar no lugar do outro para agir não como uma empresa em busca de lucro, mas como um amigo pronto a se solidarizar com quem precisa de ajuda.
Ofereça bônus aos clientes antigos, campanhas e brindes para que eles saibam que, embora estejam lá há bastante tempo, você não se esqueceu deles. Os clientes gostam de se sentir importantes, de receber um agrado de vez em quando depois de anos de parceria, por exemplo. Não precisa ser nada exagerado nem muito elaborado: um simples cartão de aniversário às vezes basta para aquele cliente que está com você há 5 ou 10 anos.
Elimine processos burocráticos e trâmites que podem desagradar os clientes. Um dos fatores que os clientes alegam serem os mais “cansativos” no mercado de seguros refere-se ao vencimento das apólices e à pouca habilidade das corretoras em tratar o assunto. Muitos corretores não sabem como abordar o tema com seus clientes, gerando insatisfação e irritação, consequentemente atrasando os pagamentos. Por isso, tenha cuidado ao notificar o segurado sobre os vencimentos – antecipe-se às datas, negocie antes que fique “em cima da hora”, dê tempo ao segurado para se acostumar à ideia. Um corretor que tem as apólices e seus vencimentos sob controle é o corretor que não precisa lidar com a raiva de um cliente pego de surpresa.
O SEGUROLINK PODE TE AJUDAR NISSO
Talvez a plataforma que falte para sua empresa esteja mais perto do que você imagina. O SeguroLink possui uma variedade enorme de funcionalidades que podem te ajudar nesta tarefa de reter clientes e fidelizá-los na sua corretora. Conheça um pouco mais sobre estas funcionalidades:
Gestão da carteira de apólices
Como dito anteriormente, um corretor de seguros e seus gestores não precisam se preocupar tanto com vencimentos de apólices e a reação do segurado quando estes passam do prazo se todo o gerenciamento desta tarefa é realizado por uma plataforma informatizada. O SeguroLink oferece ao usuário uma excelente gestão da carteira de apólices para que suas preocupações sejam reduzidas.
Automatização das cotações
O sistema de MultiCálculo do SeguroLink é o item que faltava na sua gama de ferramentas do mercado de seguros. Com ele, diversas cotações podem ser realizadas simultaneamente com muito mais facilidade e rapidez.
Gerenciamento de comissões
Tenha um controle total sobre o pagamento de suas comissões e de seus colaboradores com a ferramenta de gerenciamento do SeguroLink. Nada mais de usar planilhas antiquadas e folhas de papel. O universo agora é automatizado e você pode ter acesso a tudo instantaneamente, sem que nenhum esforço seja despendido.
Monitoramento de performance da empresa
Analisar resultados não precisa ser uma tarefa impossível. Com a plataforma do SeguroLink, o monitoramento de performance da sua corretora fica mais acessível e você consegue mensurar os lucros, definir métricas e ainda planejar os próximos passos de acordo com o que a ferramenta disponibilizar.
É um sistema de gestão de corretoras de seguros integrado
Todas as funcionalidades do SeguroLink são concentradas numa única plataforma, de modo que você tem tudo o que precisa na palma de sua mão, sem precisar sequer sair do lugar. O SeguroLink é compatível com todos os dispositivos, seja mobile ou desktop. Isso quer dizer que você consegue acessá-lo de qualquer celular ou computador, desde que possua acesso à internet.
Toda empresa deve se atentar ao bom relacionamento com o cliente – seja ele novo ou recorrente. Porém, lembre-se que um cliente novo jamais se tornará recorrente se não for bem tratado e um cliente recorrente jamais permanecerá por muito tempo em sua empresa caso se sinta abandonado depois da compra. É preciso atingir o equilíbrio nessa balança tão precisa, e por isso o SeguroLink oferece a você as melhores ferramentas para alcançar este equilíbrio. Já que um novo cliente pode custar 5x mais do que a retenção dos atuais, por que não dedicar-se a eles, utilizando-se de um bom Sistema de Gestão de Corretoras de Seguros? Conte com o SeguroLink!