Como fazer a automatização de processos na venda de seguros

como fazer a automatização de processos na venda de seguros

Alguns fatores determinantes para o cliente no momento da escolha da melhor corretora de seguros são a qualidade do serviço, a agilidade nas operações e a segurança no relacionamento corretora-segurado. Para atingir o patamar de referência no mercado de seguros em relação a estes fatores e conquistar a confiança do público, é fundamental considerar a automação tecnológica como integrante assídua da rotina da seguradora. Por isso, o artigo abaixo aborda todos os passos necessários para você, corretor, entender como fazer a automatização de processos na venda de seguros.

O que é automatização de processos

Chamamos de automatização a capacidade de uma máquina de realizar o trabalho de um ser humano com a mesma (ou maior) rapidez e eficiência. Ou seja, a substituição da mão de obra manual por sistemas digitais gera mais produtividade, uma taxa de erros menor, pois minimiza a possibilidade das falhas humanas, e aumento da lucratividade. Por isso, automatizar processos é uma boa solução para corretoras que desejam produzir mais, melhor, e em menos tempo. Para os corretores de seguros, existem alguns benefícios que devem ser destacados.

Por que automatizar a minha corretora? 

Dentre as inúmeras vantagens da automatização de processos na venda de seguros, podemos dar especial valor a: 

Armazenamento do banco de dados

A automação permite à corretora armazenar um maior volume de dados, dispensando a necessidade de arquivos, pastas, papéis e gavetas atulhadas de documentos. Tudo é compactado num espaço pequeno demais para ser visto a olho nu. Por isso, quando se expande a capacidade de armazenamento de dados, expande-se também a quantidade de clientes que se pode adquirir, porque o espaço para guardar suas respectivas informações é praticamente ilimitado. 

Otimização do tempo

A partir do momento em que uma tarefa é delegada à tecnologia, sobra um pouquinho do precioso tempo do corretor de seguros para se dedicar ao que (ainda) não pode ser automatizado. A otimização do tempo é uma urgência da globalização e do desenvolvimento da tecnologia – é preciso produzir sem pausa, em um período de tempo cada vez menor. Num mundo cuja velocidade acelera, a tecnologia auxilia o corretor a manter sua produção ritmada, sem que perca a qualidade num prazo apertado. 

Administração mais eficiente

Mais eficaz que agendas físicas, a automatização de processos permite ao corretor uma administração eficiente das vendas, das apólices em andamento, dos seguros ativos e do controle das cotações. Num dashboard limpo e organizado, o corretor de seguros poderá administrar relatórios, propostas e tudo o mais que precisar com facilidade e ferramentas muito mais versáteis do que o papel e a caneta.

Mobilidade e flexibilidade

A tecnologia oferece a quem usufrui dela grande mobilidade e flexibilidade. Para o corretor de seguros, isso quer dizer que seu trabalho pode ser feito de qualquer lugar, a qualquer momento e da forma que ele desejar. O acesso remoto tem crescido em popularidade nas corretoras – uma das muitas consequências da pandemia – e tudo indica que o home office tem grandes chances de continuar sendo a opção mais rentável mesmo depois que o coronavírus tiver ido embora. 

Mas como fazer a automatização de processos na venda de seguros?

O melhor é sempre iniciar pelo mais fácil. Comece automatizando despesas, pagamentos, prejuízos e lucros num software de gestão financeira. Contas de água, luz, internet são os itens básicos para dar início à automatização. Depois, siga para gastos mais complexos, lembrando-se sempre que o controle do dinheiro que entra e sai da empresa é essencial para o sucesso da corretora, e a rapidez com que é feita este controle é o segredo para a vitória ou a derrota. 

Normalmente, os processos manuais, como a conferência das contas a pagar, são os que demandam mais tempo e atenção humana. Automatizando-os, liberamos tempo para nos preocupar com outras funções. 

Controle de comissões

Uma das preocupações das corretoras de seguros é o cálculo das comissões e seus prazos de pagamento. Automatizando este processo, esta preocupação é quase reduzida a zero. Com um bom sistema de automação, os pagamentos dos vendedores pelas comissões são realizados instantaneamente e com uma menor margem de erros, gerando assim maior satisfação entre os colaboradores e agilidade nas negociações. 

Gerenciamento de propostas e relatórios

Com um bom software de gestão, o gerenciamento de propostas e relatórios se torna mais objetivo, mais claro e organizado do que se fossem feitos à mão. Em alguns cliques, o corretor de seguros economiza o tempo de digitar dado por dado, de procurar o documento correto e do cadastro demorado típico dos processos manuais. 

Realização de cotações

Ferramentas de Multicálculo são imprescindíveis quando o assunto é fazer a automatização de processos na venda de seguros. A realização de cotações simultâneas e instantâneas é uma das muitas ambições das corretoras de seguros da atualidade. Afinal, o cliente deseja agilidade e eficiência em seus pedidos – com o Multicálculo como aliado, o corretor de seguros fideliza este cliente com mais facilidade e torna sua jornada de compra mais dinâmica.  

Gestão de tarefas

Algumas plataformas de gestão de tarefas oferecem recursos que tornam a vida do corretor de seguros mais organizada, sem a preocupação maçante de se lembrar de reuniões, compromissos e horários, já que notificam o usuário e disparam lembretes dos prazos marcados. Com estas ferramentas, o corretor pode também delegar tarefas com mais facilidade e segurança na comunicação entre colegas de trabalho e padronizar processos para que todos atuem em harmonia na corretora. 

A automatização dos processos na venda de seguros permite ao corretor uma rotina mais ágil, mais lucrativa e menos monótona num ambiente que está em constante evolução. As corretoras de seguros, com seus serviços essenciais e a necessidade de se adaptar às tecnologias que surgem sem parar, têm em mãos uma solução pronta para ser usada e digna do momento em que vivemos: uma pandemia que tornou o mundo todo online, conectado e automatizado.

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