Como vender seguros online

Como vender seguros online

As consequências da pandemia alcançaram cada setor empresarial de maneira individual, e coube aos setores tomarem as medidas necessárias de adaptação. O comércio eletrônico teve um pico de crescimento com a chegada do coronavírus, uma vez que o público, isolado, convivendo em distanciamento social e de quarentena, se viu obrigado a recorrer à tecnologia para satisfazer suas necessidades: comprar mantimentos, remédios, roupas, realizar consultas médicas e matar a saudade de familiares. Assim, o mundo tecnológico progrediu, e com o mercado de seguros não seria diferente.

A migração do off para o online pode ser a melhor solução para o mercado de seguros num ambiente cada vez mais digital, já que em épocas tão difíceis, a procura por serviços de corretoras de seguros também aumentou. Neste artigo, abordaremos as principais dicas de como vender seguros online para manter-se atualizado nas tendências virtuais.

DEDIQUE-SE AO SITE

Um site mal elaborado espanta grande parte dos visitantes. Páginas que demoram a abrir, links que não funcionam, seções que não se comunicam entre si, informações mal localizadas e layout que se desorganiza quando é migrado para a versão mobile… São características que empurram o site para o final da lista de preferência. Os clientes não gostam de se demorar muito quando compram na internet nem de se esforçar para encontrar o que precisam. Se o que ele procura não está acessível logo de cara, se o produto não chega às suas mãos com rapidez e eficiência, o cliente certamente irá buscar em outro site. Então, criar um site responsivo, dinâmico, interativo e fácil de se usar é essencial para captar a atenção do público e conseguir uma boa posição no ranqueamento do Google.

USE AS REDES SOCIAIS AO SEU FAVOR

O mercado de seguros também pode se beneficiar – e muito – das redes sociais e seus inúmeros atributos. Além da questão da divulgação em si e da ampliação de contatos, redes sociais como o Facebook e o Linkedin possuem ferramentas próprias de Marketing Digital. Anúncios pagos são constantemente a fonte de entrada para novos consumidores e divulgando seus serviços na web, onde os clientes passam grande parte de seu tempo atualmente, você instantaneamente aumenta as chances de atingir um público cada vez maior.

ATENTE-SE AO ATENDIMENTO

Chatbots são uma boa opção para quem quer atender mais, melhor e em menos tempo. Recurso muito utilizado nas empresas, os chatbots resumem-se em respostas automáticas para perguntas padronizadas e agilizam o trabalho, economizando tempo de digitação e conversas que não agregam à compra. Em contrapartida, lembre-se de jamais perder o contato humano no atendimento ao segurado, nem a empatia, compreensão, gentileza e cuidado – é possível encontrar o equilíbrio perfeito entre tecnologia e humanidade. As duas, unidas, fazem do atendimento a porta de entrada perfeita para vender seguros online.

BUSQUE AGILIDADE

Aposte em softwares de gestão e multicálculo, que tornarão o seu dia a dia mais ágil e dinâmico quando os clientes chegarem até você no ambiente virtual. Gerenciamento de cotações, propostas, relatórios e pedidos serão feitos com a rapidez digna que o mundo digital exige. Por isso, não hesite em apostar em tais ferramentas.

CONSIDERE MARKETING DE CONTEÚDO

Uma das novidades do marketing é o Marketing de Conteúdo, que consiste na produção e divulgação de material rico com a intenção de tornar-se referência no mercado, como alguém que entende do assunto. Os clientes valorizam quem tem autoridade no que diz, então o Marketing de Conteúdo alimenta o público para fidelizá-lo ao longo de uma jornada. No fim desta jornada, obtém dele a compra. Considere o Marketing de Conteúdo não como uma estratégia para lucrar ainda mais, mas como uma saída para ganhar a confiança do segurado e conquistar terreno num mercado cada vez mais disputado.

VALORIZE A SEGURANÇA

Em ambientes físicos, sabemos exatamente como funciona a segurança: trancar as portas, acionar alarmes, instalar cercas elétricas. Mas no virtual, as coisas são bem diferentes. Lidar com segurança no mundo digital não é tarefa fácil, por isso, valorize-a quando pretender vender seguros online. Uma saída para proteger as informações pessoais dos clientes foi a criação da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), mas além dela, invista também em selos de segurança, como o chamado “cadeado verde” (Certificado SSL), deixando-os visíveis no site. Assim, você desencoraja compras fake ou fraudes e o cliente se sente mais seguro em compartilhar com você seus dados pessoais na internet.

Adaptar-se ao mundo digital tornou-se uma necessidade extrema para corretoras de seguros impactadas pela pandemia. Mas seja como for, a chegada do coronavírus apenas adiantou um processo que aconteceria mais cedo ou mais tarde: a migração do off para o online. O mercado de seguros, por sua vez, impulsionado pelo aumento da procura por seus serviços, somente tem a se beneficiar com essa nova realidade que arrecada para si cada vez mais espaço e seguidores.

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