Dicas para melhorar o atendimento ao segurado

Dicas para melhorar o atendimento ao segurado

Diante de um problema, o segurado precisa de alguém que lhe transmita tranquilidade e confiança. Para atingir tal objetivo, todas as dicas para melhorar o atendimento ao segurado são úteis. Confira no artigo abaixo cada uma delas: 

Treine sua equipe

Para um bom atendimento ao segurado, não basta um colaborador trabalhando sozinho e carregando nos ombros todo o peso do atendimento. Todo o time deve atuar em conjunto, sincronizado e treinado da mesma maneira para que o atendimento seja, de fato, eficaz. Então, investir em treinamento nunca foi uma ideia tão atraente – com um treinamento intenso de empatia, prestatividade, gentileza e atenção, toda empresa consegue se tornar referência no mercado de relacionamento com os clientes. Uma equipe treinada, focada no bem estar do público, faz o cliente feliz. Um cliente feliz, por sua vez, traz mais lucros e mais fidelidade.

Conheça seus clientes – cada um deles!

Conhecer alguém é essencial para todo tipo de relacionamento. Mas conhecer seus clientes, de forma individual, respeitando suas peculiaridades, cada característica que os tornam únicos e reconhecendo que as necessidades de um podem não ser as necessidades do outro, é a estratégia mais sensata quando o assunto é aprimorar o atendimento ao segurado. A equipe de relacionamento, portanto, sendo treinada para lidar com estas variedades, deve ser personalizada. Um cliente que visita uma corretora espera ser tratado como o humano singular que é; identificar as dores do segurado e tratá-las com respeito é o ideal para um bom atendimento ao cliente.  

Ponha-se no lugar do segurado

Lidar com o público é tarefa complexa, exige paciência e compreensão. Portanto, aposte nestas qualidades, abuse, pois ninguém jamais se cansará delas. Para fornecer um bom atendimento ao segurado, é preciso se colocar no lugar dele, ser paciente ao escutar e compreensivo ao tentar resolver o que lhe é proposto, dispor-se a enxergar a situação pelos olhos dele, porque afinal, se fôssemos o nosso próprio segurado, iríamos querer apenas do bom e do melhor, não? A velha regra “trate como quer ser tratado” vale para todos os ramos profissionais, mas principalmente para o da corretagem, porque lida com preocupações, medos e anseios reais de pessoas reais. Assim, se eventualmente a impaciência e o estresse ameaçarem dominar a sua rotina, faça-se a pergunta: o que direi agora, eu gostaria de ouvir? 

Invista em tecnologias

Tecnologias são nossas aliadas e existem para que façamos bom uso delas. Isso quer dizer que elas são úteis também quando a intenção é otimizar nosso sistema de atendimento. Logicamente, nada substitui o contato humano, pessoal e íntimo, mas a tecnologia tem suas vantagens: aplicativos agilizam processos, tornam a venda mais agradável, oferecem maior mobilidade, eliminam a monotonicidade e o esforço de se locomover até a corretora em tempos tão difíceis. Por isso, experimente plataformas e ferramentas que agreguem à empresa, porém tomando o cuidado de manter o “cara a cara” com o cliente, mesmo que de longe. O público gosta de ser atendido por pessoas reais, sentem-se mais seguros assim. Encontrar o equilíbrio entre o moderno e o tradicional, entre a tecnologia e o “arcaico” é essencial.

Aposte no marketing

O relacionamento com o cliente se estende até depois da compra. Não podemos ignorar a importância do pós-venda e muito menos esquecer de manter o mesmo nível de atendimento ao segurado quando o interesse pelo produto por parte do cliente “diminui”. Para isso, existem ferramentas que auxiliam no processo de pós-vendas e agências de marketing são especialistas no assunto. E-mails marketing, campanhas e ofertas – estratégias do tipo ampliam a credibilidade da corretora pois o cliente jamais se sentirá abandonado, mesmo após a compra. Então, apostar no marketing sempre será uma ótima solução. 

Seja direto, sincero e gentil

Clientes não gostam quando a corretora se utiliza de rodeios. Vá direto ao ponto, seja claro e use a menor quantidade de floreios possível. Além disso, seja sempre sincero – com as partes boas do plano que o segurado está procurando e, principalmente, com as partes ruins. O cliente perde a confiança na corretora quando sente que algo lhe foi mentido ou omitido. A sinceridade é o melhor caminho para a fidelidade do público. 

Esteja disposto a resolver todos os problemas apresentados

Não subestime seu cliente nem menospreze seus pedidos. Quando alguém procura uma corretora, apresenta a ela todos os seus medos e suas inseguranças. Ao sentir que a corretora desvaloriza seus sentimentos, o cliente imediatamente considera a corretora como fria e insensível. E ter um bom atendimento ao segurado com frieza e insensibilidade é realmente difícil. Por isso, respeite seu cliente e os problemas que ele traz consigo, esteja disposto a resolvê-los – se o segurado demonstra preocupação com algo, é porque este algo realmente importa para ele, portanto deve importar para você também.

Forneça benefícios

Principalmente aqueles que os concorrentes não oferecem. Isso lhe trará credibilidade aos olhos dos clientes e eles lhe darão maior valor porque se sentirão recompensados por terem procurado por sua corretora – sentirão que a escolha foi justificada.

Dedicar-se ao atendimento é dedicar-se também ao cliente. Muitos fatores podem atrair lucros para uma corretora – investimentos, projetos, campanhas, mas a base de todos os lucros sempre será, de qualquer forma e em qualquer momento, o próprio cliente.

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