Práticas de gestão de tempo e produtividade

práticas de gestão de tempo e produtividade

Já parou para pensar que o estresse e a pressão constantemente minam a criatividade, a agilidade e a eficiência do trabalho? Os profissionais de corretagem de seguros vêm buscando por dicas de otimização do expediente e práticas para aumentar a produtividade, porque o mercado exige uma maior qualidade de desempenho num período de tempo cada vez menor. Como, então, gerir este tempo? Como obter uma produtividade lucrativa num ambiente de pressão e crise? Neste artigo abordaremos dicas de gestão de tempo e produtividade, agregando valor à rotina do corretor de seguros, que procura atingir a excelência naquilo que faz.  

Planeje seu dia e suas atividades

Um planejamento bem estruturado elimina boa parte dos problemas. Faça um escopo do que precisa ser realizado durante o dia/semana e quanto tempo você planeja desprender para cada tarefa. Assim, em meia hora, no máximo, você terá uma lista em ordem de prioridade de suas atividades e não se sentirá perdido quando se perguntar o que fazer primeiro. No mercado de seguros, é preciso identificar exatamente quais são as atividades que demandam mais esforço e quais são feitas mais rapidamente para que nenhum segundo seja desperdiçado.

Defina prazos e metas 

Toda equipe necessita de metas para ser estimulada. Sem metas, a vida não faz muito sentido porque tudo parece um tanto livre demais. Portanto, trace as metas que você considera mais importantes para suas atividades e defina prazos – sempre aplicando-se no dia a dia para cumprir tais prazos e atingir tais metas. Uma dose de pressão diária pode ser saudável se você souber medi-la. Quando se pensa “hoje vou fazer cinco das minhas tarefas”, você desacredita as distrações e se sente mais incentivado a focar no que precisa fazer. Para isso, existem gerenciadores de atividades online que ajudam a organizar prazos e metas – as agendas tradicionais, escritas à mão, também ajudam. Os profissionais do mercado de seguros lidam frequentemente com prazos curtos e metas apertadas – saber lidar com elas e não se desesperar é essencial.

Capacite a equipe

De nada adianta otimizar o próprio tempo e aumentar sua produtividade se o resto da equipe continua num ritmo lento, diferente do seu. Quando o time é treinado em conjunto para gerir as demandas, as tarefas realmente andarão mais depressa e de maneira mais eficiente e fluida. Investir no treinamento da equipe nunca é desperdício de esforço e de dinheiro – principalmente quando o assunto é trabalhar melhor em menos tempo, reduzir o estresse e os impedimentos e aprimorar a qualidade dos serviços ao segurado. 

Delegue

Este item está diretamente relacionado ao item anterior, porque treinando a equipe, você automaticamente capacita seus colegas a realizarem tarefas na mesma qualidade e velocidade com que você as realizaria. Delegar é um gesto fundamental para se manter saudável no ambiente profissional, otimizar o tempo gasto e atingir as metas com mais agilidade. Uma boa prática de gestão de tempo e produtividade é compartilhar atividades com pessoas tão eficientes quanto você – assim você não se estressa e o nível de performance não se altera.. 

Respeite seu próprio corpo

Trabalhar mais do que o corpo suporta não faz bem a ninguém nem te torna capaz de desempenhar as tarefas com mais eficiência. Muito pelo contrário: quando se extrapola  o limite, a mente se desconecta e o físico exige um descanso. Por isso, descansar é essencial. Reserve um tempo em seu planejamento para espairecer, pensar em outra coisa, relaxar e esticar as pernas. Uma mente descansada trabalha muito melhor do que uma mente em constante movimento.

Adote indicadores de desempenho

Não se pode melhorar o que não se conhece – e só se conhece o que se mede e analisa. Indicadores de desempenho, além de otimizar o tempo por substituir o trabalho manual de verificar nas estratégias o que deu certo e o que não produziu resultados, auxiliam no processo de evoluir, porque, numa corretora de seguros, a performance precisa ser regularmente re-estruturada e repensada para que nada saia dos eixos. 

Elimine o conceito de multitarefas

Fazer tudo ao mesmo tempo não traz bons resultados. O conceito de multitarefas é superestimado quando o assunto é produtividade. De fato, focar em uma única tarefa por vez é mais produtivo porque possibilita ao executor dedicação exclusiva e atenção reforçada. Por isso, não tente se desdobrar em muitos ou queimar neurônios no esforço de fazer várias tarefas simultaneamente – o segredo do sucesso é reservar um tempo para cada atividade.

Faça as tarefas mais difíceis primeiro

Quando a gente risca da lista de tarefas as mais difíceis primeiro, a sensação de relaxamento e satisfação é agradável e nos dá ímpeto para continuar no ritmo. Dentro das prioridades em seu planejamento, identifique as que demandam maior esforço e tempo e resolva-as – assim, as maiores preocupações são varridas para escanteio, dando espaço para atividades menos complexas. 

Invista em MultiCálculo

Com a ferramenta de MultiCálculo, tarefas que antigamente demandavam uma quantidade de tempo elevada nas corretoras de seguro hoje são realizadas com muito mais agilidade. O universo dos seguros agora é outro: nada mais precisa ser feito manualmente. Cotações, planilhas, relatórios e propostas – tudo é automatizado e integrado num único sistema.

Com estas práticas de gestão de tempo e produtividade, o corretor de seguros se sentirá confiante quanto à qualidade de seus serviços, aos prazos, às metas e à satisfação de seus clientes. Porque, já que o mercado não desacelera para nos esperar, resta a nós nos adequarmos à sua velocidade.

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Participe da nossa newsletter

Fique por dentro das nossas promoções e novidades

Sistema de Gestão de Corretora de Seguros