Seguro: como vender e organizar suas vendas

Seguro: como vender e organizar suas vendas

Vender seguros pode se tornar uma tarefa complexa, especialmente no Brasil. Pesquisas demonstram que a adesão a este mercado ainda é relativamente baixa entre os brasileiros. Apenas 15% possuem um seguro de vida, por exemplo. O país ainda fica na última posição no ranking de seguros para proteção própria ou de familiares.

Um dos motivos para o baixo consumo deste mercado é que clientes não veem os benefícios adquiridos ao concretizar um contrato de seguro, sendo este muitas vezes lembrado apenas quando algum acidente acontece.

No entanto, a venda de seguros pode se tornar uma ótima fonte de renda para corretores que conseguem ter sucesso em capitalizar clientes. Neste artigo, iremos abordar pontos importantes para que você possa alavancar as suas vendas neste mercado.

1 – Identificação do público

A primeira etapa é a de identificar o seu público-alvo. Para quem você irá oferecer contratos de seguro? Como em qualquer área de vendas, possuir informações prévias sobre os seus possíveis clientes é fundamental.

Tente buscar mais informações sobre uma pessoa antes de começar a vender contratos de seguro para ela, como:

  • Faixa etária
  • Estado civil
  • Situação econômica
  • Necessidades
  • Preocupações e medos
  • Metas de longo prazo

Sabendo mais detalhes sobre cada indivíduo, ficará mais fácil de conseguir selecionar o produto que terá maior adesão em cada caso. Levantar essas informações é importante porque faz você identificar fatores que podem fazer uma pessoa querer contratar um seguro.  

Além disso, ao identificar o perfil do cliente é possível saber a melhor maneira para abordá-lo e persuadi-lo a realizar negócios com você.

2 – Escolha do produto

Identificando o cliente, o próximo passo é saber escolher o tipo de seguro que atraia o seu interesse.

Por exemplo, para uma família que acabou de comprar uma casa, um seguro para acidentes ou furtos de imóveis pode ser a melhor opção. Agora, para um executivo que passa a maior parte do ano em conferências e reuniões internacionais, um seguro viagem pode ser a escolha certa.  

Existem atualmente diversos segmentos de seguros sendo comercializados no mercado. Você como corretor pode se especializar em alguma dessas modalidades, buscando pessoas que estariam mais propensas a contratar esses serviços.

Ou você pode trabalhar com diversas modalidades de seguros, encontrando as opções que mais se encaixam nas necessidades atuais dos seus clientes.

Entre os tipos de seguro mais comuns oferecidos, podemos destacar:

  • Seguro de automóvel
  • Seguro de crédito
  • Seguro de vida
  • Seguro de imóveis
  • Seguro saúde
  • Seguro viagem
  • Seguro de transportes

Vale ressaltar que o importante, no entanto, não é vender o produto em si, mas sim o seu propósito. Voltando ao caso da família que acabou de comprar uma casa, uma maneira mais eficiente para se concretizar o negócio seria o de enfatizar que caso algum sinistro aconteça com o imóvel, ninguém ficará desamparado ou sem um lugar para ficar.

3 – Organize o seu modelo de negócios

No seu dia a dia, um corretor de seguros precisa lidar com diversas informações para gerir o seu negócio. Além do contato direto para atrair novos clientes, ele precisa identificar os melhores produtos oferecidos por diversas seguradoras e prestar o acompanhamento necessário aos seus segurados quando algum sinistro ocorre.

Funções administrativas e financeiras do seu empreendimento, como acompanhamento dos contratos em atraso, seguros que precisam ser renovados e fluxo de caixa também exigem tempo e atenção.

Para lidar com todas essas tarefas, os corretores precisam utilizar a tecnologia ao seu favor. Pensando nisso, o SeguroLink desenvolveu um sistema de gestão de seguros extremamente prático e eficiente.

Em uma única plataforma, você poderá armazenar e acessar todos os dados dos seus clientes. Ainda é possível monitorar todas as atividades do seu negócio, como gerenciar as propostas efetivadas, suas comissões e repasses.  

O sistema do SeguroLink ainda engloba em um único lugar produtos de diversas seguradoras, fazendo de forma automatizada orçamentos que você pode entregar diretamente aos clientes.

Isso poupa uma enorme quantidade de tempo, pois não é mais preciso buscar as melhores ofertas em cada seguradora separadamente.

Com ele, você terá uma ferramenta nas mãos capaz de potencializar o seu volume de vendas, pois seu sistema economiza tempo e esforço gasto em diversas tarefas que um corretor precisa realizar.

4 – Prospectar clientes

Por fim, vamos abordar novamente questões que envolvam abordar clientes. Afinal, sem uma clientela, a sua corretora de seguros não conseguirá sobreviver no mercado.

A internet tem demonstrado ser uma grande ferramenta de divulgação para diversos segmentos da nossa sociedade. Nesse sentido, o SeguroLink disponibiliza um canal de vendas online, gerando a possibilidade de os corretores potencializarem ainda mais as suas ofertas de produtos e contatos com os seus clientes.

Através de um Portal Exclusivo para a sua corretora de seguros, você poderá vender seguros de forma totalmente virtual, atingindo desta forma um número muito maior de pessoas. Tendo apenas um dispositivo com internet já será possível, a qualquer hora e em qualquer lugar, gerenciar o seu negócio.

Conheça mais o SeguroLink, os benefícios do seu sistema de gestão, seus planos e o seu canal de vendas online. Comece a utilizar a tecnologia para impulsionar ainda mais as suas vendas de seguros.

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