O perfil do corretor do futuro

O perfil do corretor do futuro

O mundo já não é o mesmo para ninguém, e com certeza o corretor de seguros tradicional se encaixa neste vai e vem de mudanças que desnorteia nossos rumos. A tecnologia às vezes avança de maneira surpreendente e o corretor do futuro precisa estar preparado para acompanhar o fluxo de maneira satisfatória, sempre com excelência e desenvoltura. Porque as tendências do mercado digital disparam sem esperar por convite e quem não as acompanha se vê invariavelmente perdido, sem saber o que fazer. Este artigo é para quem não quer ficar para trás – é para quem está disposto a correr com a tecnologia.

Mas qual é o perfil do corretor do futuro? O que é preciso para deixar de ser um corretor tradicional para tornar-se um corretor do futuro que acompanha o crescimento da tecnologia? Descubra a seguir:

O PERFIL DO CORRETOR DO FUTURO

O corretor do futuro, assim como diz o nome, é aquele que evolui junto com o mundo – e consequentemente, junto com a tecnologia também, uma vez que a tecnologia nos garante o futuro. O corretor do futuro sabe que nada é como antigamente e que o mercado de seguros praticamente corre quando o assunto é transformação. Assim, o perfil do corretor tradicional que lentamente se transforma no corretor do futuro resume-se em conhecer cada vez mais a fundo as tendências digitais para, depois, aderir a elas sem hesitação. É um profissional pró-ativo, atualizado, ágil e dinâmico – exatamente como a tecnologia.

O CORRETOR DO FUTURO PRECISA ESTAR ATENTO ÀS EXIGÊNCIAS DO MERCADO

Com a chegada da era da tecnologia, o corretor do futuro pode se encontrar constantemente bombardeado por aplicativos, redes sociais e tendências digitais, que são o novo principal meio de administração do público para pagamentos dos seguros, gerenciamento de apólices, controle de vencimentos, e muito mais. Torna-se fundamental, então, aderir a estas “exigências”, pois a antiga estratégia telefone/e-mail talvez não seja mais o ideal. Em 2020, por exemplo, o site Melhor Plano divulgou os dados de que, em 12 meses, mais de 4 milhões de linhas de telefone fixo foram canceladas no Brasil, simplesmente porque o público prefere dispositivos móveis como os celulares. E uma vez que concentramos toda nossa vida, pessoal e financeira, num único aparelho multifuncional, faz mais sentido focarmos neste aparelho acima de qualquer outro. Considerando, então, que um celular possui inúmeras e incontáveis ferramentas, o repertório do corretor do futuro fica muito mais amplo. O mais indicado é explorar todas essas possibilidades.

O corretor do futuro que se molda às tendências é o corretor do futuro que faz sucesso no mundo digital. Portanto, adaptar-se às mudanças nem sempre é sinal de desconforto – na maioria das vezes, é sinal de êxito.

OS DESAFIOS ATUAIS DO CORRETOR DO FUTURO

Há alguns pontos a que devemos nos atentar quando o assunto é tecnologia:

  • Uma tendência que vem se tornando frequente, não só por causa da pandemia (que desaprova encontros presenciais), mas também pela facilidade que apresenta, é a videochamada. Quem sabe trocar a visita ao cliente por uma conversa virtual não seja uma boa ideia? Ou, até mesmo, elaborar palestras online para ampliar sua rede de contatos e carteira de clientes?
  • Aderir ao Google e seus apetrechos é parte essencial deste processo. Hoje em dia, quando alguém procura por uma corretora, raramente recorre ao “boca-a-boca” ou à indicação de um amigo. A tendência agora é pesquisar suas procuras no Google, seja o que for que se queira encontrar. E se o corretor do futuro reservar um tempinho para se dedicar às preciosas ferramentas deste site, será facilmente encontrado na rede à qual foi minuciosamente inserido.
  • E, não menos importante, as tradicionais soft skills não podem ficar de fora. Organização, no meio digital, permanece uma constante. Atendimento de boa qualidade, um bom gerenciamento de sua carteira de clientes, tudo isso conta para o corretor do futuro que quer evoluir no mercado de seguros.

O CORRETOR DO FUTURO COMO O DESTINO DE TODO CORRETOR TRADICIONAL

Numa realidade de constante transformação da tecnologia, manter-se o mesmo já não é a saída mais sensata. É preciso mudar, evoluir junto com o ambiente ao redor, para não tornar-se obsoleto como um telefone fixo que, num piscar de olhos, sai de moda. É preciso progredir na mesma velocidade que o próprio progresso – ninguém quer virar estatística.

Como dito anteriormente, toda mudança tem por finalidade alterar nossa zona de conforto, mas da mesma forma, as mudanças não necessariamente nos causarão dor, e quase sempre nos trarão inovação. A inovação o torna único, e por ser único, você tem diante de si infinitas possibilidades de um futuro ainda desconhecido, pronto para ser desbravado.

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Participe da nossa newsletter

Fique por dentro das nossas promoções e novidades

Sistema de Gestão de Corretora de Seguros