Como definir métricas para o crescimento da sua corretora

Como definir métricas para o crescimento da sua corretora

Uma das muitas preocupações de um dono de corretora, em sua rotina atribulada, é se certificar de que tudo esteja correndo como deve e se o planejamento tem sido cumprido. Porém, e quando o próprio planejamento é o problema? Como proceder quando a corretora não tem boas métricas definidas e o crescimento fica relegado ao acaso? Neste artigo, constam algumas práticas que todo dono de corretora deve saber para elaborar um planejamento bem estruturado e ampliar o seu negócio de maneira satisfatória, atraindo, consequentemente, mais clientes e mais lucro. Acompanhe as dicas e fique por dentro destas estratégias.

Faça um exame anual 

Um comparativo entre os resultados do ano anterior e as projeções para o ano seguinte darão ao dono da corretora uma noção concreta das estratégias que produziram bons efeitos e das que devem ser abandonadas. O exame anual permite reconhecer acertos e erros, calcular os próximos passos e medir ações para que a corretora não saia dos eixos. Assim, faça uma retrospectiva, anotando os pontos positivos e negativos do ano que passou, analise os números e então re-elabore o planejamento de acordo com estas conclusões. 

Tenha uma boa gestão de pessoas

Nem a empresa mais bem sucedida do mundo teria chegado tão longe se não houvesse em sua equipe uma gestão de pessoas bem estruturada. Alinhamento e treinamento intenso tornam os colaboradores aptos a atuarem em conjunto e desempenharem seu papel com eficiência, para que, juntos, funcionários e gestores atinjam seus objetivos e superem obstáculos, atraindo resultados positivos e uma carteira de clientes mais fidelizada. Outro ponto importante na gestão de pessoas é a satisfação no ambiente de trabalho – uma vez que o colaborador se sente feliz naquilo que faz, sua felicidade é refletida em seu desempenho e toda a equipe flui com mais leveza. Então, na posição de dono da corretora, o gestor que segue à risca estas dicas de métricas deve proporcionar ao colaborador a melhor experiência profissional possível na empresa.

Trace as metas

E informe aos seus colaboradores e a todos da equipe quais são estas metas, quais os prazos em que devem ser cumpridas e o que deve ser feito, exatamente, para cumpri-las. Metas são saudáveis e estimulantes se o dono da corretora souber administrá-las: lembre-se que uma empresa não sobrevive com um gestor que apenas cobra, mas prospera quando o gestor incentiva e participa dos processos junto ao time. Por isso, trace as metas e as coloque no papel. Embora o planejamento comumente se refira à pré-ação, uma parte imprescindível dele é programar e, principalmente, executar as metas estabelecidas.

Dedique-se em se tornar referência no mercado

Clientes nos mais diversos ramos empresariais buscam serviços pelo menor preço. Mas no setor de seguros, é um pouco diferente. O segurado, em sua maioria, procura a corretora que lhe parece a mais confiável, a que entende mais do assunto ou a que parece mais convicta daquilo que diz. Em outras palavras, quanto mais você conhecer do assunto, mais clientes você atrairá, pois será considerado referência no vasto mercado das corretoras. Invista em produção de conteúdo de qualidade, em parcerias que agreguem e em networking. Não tenha medo da concorrência; há muito o que aprender com elas.

Cuide da saúde financeira

De nada adianta focar no treinamento da equipe, produzir conteúdo, atrair mais clientes e analisar resultados se o dono da corretora não está cuidando do capital. Dinheiro não deve ser a única preocupação da corretora, afinal a base do sucesso são os próprios clientes e o modo como os colaboradores lidam com eles, mas com certeza deve ser uma das. Por isso, faça uma gestão comercial dos lucros, dos gastos, dos prejuízos, dos imprevistos e de tudo o mais que deverá ser levado em conta quando as decisões forem tomadas. Cuidando do capital, você garante que as outras áreas da corretora funcionem bem. 

Abuse da tecnologia

A tecnologia é a melhor aliada do dono da corretora. Abusando da automatização de processos e da otimização dos trabalhos outrora manuais, sobra tempo para se dedicar a tarefas que exigem uma demanda mais “humana”, como atividades analíticas e de atendimento ao segurado. Utilizando a tecnologia, o dono da corretora verá as cotações sendo enviadas com mais agilidade, os custos – e os erros – sendo reduzidos e a empresa se expandindo para além dos horizontes convencionais, já que a tecnologia ultrapassa limites e fronteiras.

Invista em estratégias de marketing

Donos de corretora devem estar cientes de que o marketing tem as respostas para muitas perguntas que povoam suas mentes cheias de preocupações. Por isso, investir em estratégias de marketing nunca é uma má ideia nem desperdício de dinheiro. Campanhas, ofertas, brindes e bônus são apenas algumas das muitas táticas que o marketing utiliza para fidelizar clientes e atrair novos em potencial. Pense no assunto como um investimento necessário: o marketing está sempre preparado para alavancar resultados em parceria com o mercado de seguros.

Como dono de uma corretora, o gestor se lembrará constantemente das complicações que sua posição acarreta e dos problemas que podem surgir em seu caminho trilhado no mercado de seguros – porém, seguindo dicas valiosas e métricas bem estruturadas como as que apresentamos neste artigo, o dono da corretora se lembrará também de que soluções existem e que elas estão, às vezes, ao alcance de uma leitura.

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